Como o trabalhador pode comprovar seus direitos?

Para o trabalhador comprovar que tem direito de receber ao FGTS ou o valor que possui, quando solicitado, em geral para aquisição de casa própria em que pode ser comprada usando parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o cidadão pode solicitar a Certidão do FGTS INSS diretamente no site da Previdência Social.

Apenas para recapitular, o trabalhador com registro na guia de contribuição GPS, a empresa empregadora tem que contribuir com 8% calculado sobre o valor integral do salário do empregado para o FGTS. Com o tempo, o trabalhador fica com uma reserva de saldo que pode ser usado para abater o valor da compra de um imóvel.

Outra opção de uso é para investimento na compra de ações da Petrobrás, para essa finalidade o trabalhador terá que deixar o dinheiro aplicado no Fundo Mútuo de Privatizações por um período mínimo de 12 meses.

O INSS é uma das instituições financeiras mais importantes dos brasileiros, pois através deste órgão, o cidadão pode ter direito a diversos benefícios sociais.

Além do saque, que no caso é realizada uma transferência, para compra da casa própria, o dinheiro pode ser sacado em caso aposentadoria por invalidez, no tratamento de câncer no titular ou dependentes, AIDS, demissão sem justa causa, conta inativa por mais de 3 anos. Por isso é importante que o empregado tenha acesso a consulta do seu FGTS para saber se está sendo respeitado quanto aos depósitos mensais por parte da empresa onde trabalha. Lembrando que o depósito só é obrigatório se a carteira de trabalho estiver assinada.

Como tirar a certidão

A ação é muito simples, vá até o site da Dataprev, digite número do benefício, data de nascimento, nome completo do beneficiário, CPF e o código de segurança que aparece na página. Em seguida poderá visualizar a certidão.

Deixe uma resposta